PROJETO VIVER E OUVIR

 

Atentando-se as questões sociais e conscientes do impacto que a perda auditiva gera na vida das pessoas, em 2011 a Vitasons criou o Projeto Viver e Ouvir, que consiste na doação e adaptação de aparelhos auditivos para os moradores das instituições carentes - Spaan e Asilo Padre Cacique. Os moradores recebem as próteses auditivas por meio de doação e nós as selecionamos e adaptamos conforme a necessidade auditiva de cada um.

As visitas ocorrem mensalmente, onde é realizado o acompanhamento das adaptações, revisões, ajustes e monitoramento da perda auditiva. Além disso, é um momento de comunhão, que nos relembra e reforça a importância da dedicação e amor ao próximo.

Buscamos gerar em nossos pacientes o mesmo sentimento, incentivando a doação dos seus aparelhos auditivos antigos. Após o recebimento, nos comprometemos com a análise e conserto, bem como todos os demais custos para que as próteses estejam aptas para a adaptação.

Após a adaptação, enviamos aos doadores uma carta de agradecimento com o depoimento do receptor, mostrando a que e a quem foi destinada a doação.

 

Veja abaixo alguns depoimentos de quem recebeu a doação:

 

Carmem Therezinha Maia: “Agora consigo atravessar a rua sem medo, pois antes não ouvia direito os carros. Posso ir no cinema e na igreja e consigo entender tudo.”

José Nietto: “Mudou muito a minha vida, pois agora consigo ouvir bem melhor.”

Lucy Shardong: “Mudou muita coisa na minha vida, pois estava há muito tempo com problema de audição, as pessoas conversavam comigo e eu não entendia e também não tinham paciência comigo.”

Maria de Lourdes Lopes “Mudou a minha vida pois eu comecei a ouvir coisas que eu já não ouvia mais.”

Shirley Gomes: “Mudou muita coisa na minha vida, pois eu não ouvia direito as pessoas falando. Agora consigo ouvir tudo e acompanhar as conversas. Uma maravilha.”

Zilda O aparelho agora está me ajudando, pois vou a aula e a professora fala e eu consigo entender bem.”

 


PRÊMIO TOP CIDADANIA ABRH-RS

 

Em outubro de 2015, cinco anos após o início do trabalho de voluntariado, a Vitasons recebe o reconhecimento da sociedade através do Prêmio – Top Cidadania ABRH-RS, com o case Projeto Solidário – Levando qualidade de vida a quem precisa, o que nos orgulha e motiva a continuar realizando este trabalho com carinho, atenção e excelência.